Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça suas Canções!

Deixe seu Comentário:

domingo, 17 de junho de 2012

Disfunção da ATM

Disfunção da ATM


Disfunção da ATM

A Disfunção ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Os dentes inferiores quando em contato com os dentes superiores formam a oclusão dental, responsável pela estabilidade da ATM. A oclusão inadequada ( má oclusão ) é, na maioria dos casos, a responsável direta pela disfunção ATM.


A disfunção da ATM é conhecida por diversos outros nomes como disfunção temporomandibular, dor e disfunção miofascial, disfunção craniomandibular, ou simplesmente ATM.Inúmeras pessoas no mundo tem sintomatologia da Disfunção ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticado e tratado de maneira correta.

A Disfunção ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

Através de um atendimento multidisciplinar proporcionará ao paciente um tratamento eficaz, seguro e não invasivo no controle da dor para o seu tratamento da disfunção ATM.


Quais os sintomas da Disfunção ATM ?

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem Disfunção ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas.

Alguns dos sintomas mais comuns de Disfunção ATM são:

- Dores de cabeça ( parecidas com enxaquecas ), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
- Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
- Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
- Flacidez dos músculos da mandíbula;
- Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Normalmente o paciente com disfunção ATM , relata que ao movimentar a mandíbula, ouve barulhos. Isso já é indicativo de problemas de ATM e, se não tratado precocemente, pode levar a uma intervenção cirúrgica.

Existe outro tipo de barulho, que são os zumbidos, que podem ou não serem originado de sintomas da ATM, o que pode ser visto através do exame clínico, a sua origem e o tipo de tratamento para ATM indicado.

O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.

Além do tratamento especifico da Disfunção ATM, o uso de técnicas coadjuvantes no relaxamento muscular, na diminuição da ansiedade, no controle da dor, exercícios fisioterápicos específicos, respiração e atuação na área emocional com psicoterapia.

0 comentários:

Postar um comentário