Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça suas Canções!

Deixe seu Comentário:

domingo, 17 de junho de 2012

É possível cantar sem forçar a voz?


É possível cantar sem forçar a voz?

Devido à ausência de conhecimento do seu próprio aparelho vocal, muitos cantores amadores ou profissionais, cantam de uma maneira forçada, para obterem volume e alcance vocal. E é exatamente isso que prejudica tanto a saúde quanto a estética vocal de um cantor. E este “mau uso” poderá ocasionar alterações muito prejudiciais à voz.
Quando não direcionamos o nosso som para o lugar certo, não alcançamos sua verdadeira sonoridade, ou seja, não utilizamos bem o nosso Ressonador.
Já vimos que o Ressonador é responsável pela estética da nossa voz. Quando ouvimos um som estridente, forçado, ou simplesmente descorado e fraco, podemos afirmar que essa voz não está colocada, ou seja, a saída da voz, a emissão desta voz está mal direcionada. Através de uma boa ressonância, podemos obter volume e amplitude vocal, sem forçar as pregas vocais para isso. Por isso é fundamental para o cantor treinar a voz com foco e ressonância, através de aulas de técnica vocal com um bom professor.
Impostação é o termo usado pelo canto erudito que trata da colocação correta da voz. (Livro 260 dicas para o cantor popular-Clara Sandroni)
Impostar a voz é emiti-la de forma saudável e plena, é atribuir ao som brilho, beleza e amplitude, através de um treinamento vocal consciente e eficiente.
Existem algumas expressões utilizadas popularmente para explicar as sensações de uma voz “impostada”, por exemplos: a sensação de o som sair ou começar pelo céu da boca, de como se estivesse bocejando, ou com um ovo em pé na boca, ou de cantar em direção aos olhos... Dentre outras.
A emissão do som deve ser feita de uma forma mais natural possível, o som deve fluir livremente sem nenhuma obstrução. O cantor precisa treinar a ressonância ideal, e é através deste treino que ele começará a conhecer sua voz, em todos seus aspectos.

0 comentários:

Postar um comentário